terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS?


DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS?
Certamente. E na Bíblia encontramos exemplos disso quando vemos Deus concedendo dons e habilidades a homens e mulheres vocacionados para o serviço, no Antigo e no Novo Testamentos.
Mas é verdade também que esta tão conhecida frase - "Deus capacita os escolhidos" - tem sido utilizada por muitos evangélicos como "bengala" e pretexto para legitimar a sua recusa pessoal ao estudo teológico e à formação teológica.
Deus não só capacita os escolhidos, como também escolhe homens e mulheres altamente capacitados. O homem que Jesus escolheu para escrever praticamente metade do Novo Testamento era um erudito, não um leigo. Pedro, João, Mateus e outros autores neotestamentários - alguns dos quais consideramos homens indoutos - conheciam, no mínimo, dois idiomas, sendo, bem provavelmente, capazes de falar e escrever neles.
Todos são importantes no Reino e o fato de grande parte da Igreja ser constituída de leigos não é pressuposto fundamental para se afirmar que o estudo teológico não seja uma necessidade. Longe disto, precisamos na verdade investir em formação teológica continuada e crescer também em conhecimento. Não é legitimando a ignorância e criticando aqueles que estão empenhados em levar adiante o conhecimento bíblico que a Igreja superará seus desafios.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psicanálise, o eu e os outros: encantamento, "dilaceramento" e desenvolvimento da pessoa humana

Por  Roney Cozzer , teólogo e psicanalista. www.teologiavida.com A Psicanálise é uma ciência que surge em conexão direta com a área médica ,...