ūüďĄ Artigos & Esbo√ßos

ūüĎČ Para acessar os textos, basta clicar em seus respectivos t√≠tulos


ūüďĄ A HERMEN√äUTICA E A EXEGESE COMO ALIADAS √Ä EDUCA√á√ÉO CRIST√É


Considerando a pr√°xis educativa no contexto crist√£o como fator propiciador da leitura, ensino e assimila√ß√£o pr√°tica dos textos b√≠blicos, este artigo se prop√Ķe a analisar a rela√ß√£o entre a Educa√ß√£o Crist√£ e a Hermen√™utica e a Exegese, vistas aqui como disciplinas teol√≥gicas que incidem direta e indiretamente na vida das pessoas. Considera a fundamentalidade dessa rela√ß√£o e as contribui√ß√Ķes que podem ser extra√≠das entre as disciplinas, permitindo transdiciplinaridade. Se a Hermen√™utica e a Exegese d√£o o "suporte t√©cnico" √† Educa√ß√£o Crist√£, na medida em que fornecem o instrumental para a busca do sentido do texto, a Educa√ß√£o Crist√£, por sua vez [...].


ūüďĄ RELIGI√ÉO, PERIFERIA E LEITURA POPULAR DA B√ćBLIA: UMA AN√ĀLISE DO DOCUMENT√ĀRIO SANTA CRUZ √Ä LUZ DA PNEUMATOLOGIA PENTECOSTAL 


O presente artigo faz uma análise do Documentário Santa Cruz, gravado em 1999, que retrata o desenvolvimento de uma pequena igreja de matriz pentecostal que opera em Santa Cruz, uma comunidade carente do Rio de Janeiro. O Documentário, dirigido por João Moreira Salles, acompanhou durante o período de um ano o desenvolvimento da igreja "Casa de Oração Jesus é o General", e registrou diversos momentos dessa pequena comunidade eclesial. O objetivo do presente texto é observar como a interação religiosa dessas pessoas e sua relação com a Leitura Popular da Bíblia irá gerar benefícios sociais concretos em suas próprias vidas e na comunidade inteira, respondendo assim à pergunta [...].

ūüďĄ o livro de j√≥ (ESBO√áO DE SERM√ÉO)

Nesta breve análise do livro de Jó, serão considerados alguns aspectos importantes dessa obra ímpar, como a sua estrutura literária, sua autoria, data de composição e sua mensagem. Mas inicialmente, é necessário discorrer sobre a literatura de sabedoria do Antigo Testamento, onde se situa o livro de Jó [...].


ūüďĄ APORTES PARA A EDUCA√á√ÉO CRIST√É NOS LIVROS DE SABEDORIA DO ANTIGO TESTAMENTO

O presente artigo objetiva tra√ßar rela√ß√Ķes poss√≠veis entre o conte√ļdo teol√≥gico dos Livros de Sabedoria e a Educa√ß√£o Crist√£. V√°rias obras voltadas √† Educa√ß√£o Crist√£ em geral tra√ßam paralelos com alguns textos do Antigo Testamento, mas quase sempre n√£o se explora muito os livros que est√£o nesta categoria: J√≥, Salmos, Prov√©rbios, Eclesiastes e Cantares de Salom√£o [...].


ūü怒A AMBIVAL√äNCIA DO CONTEXTO RELIGIOSO: ADOECIMENTO E CURA. APORTES DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL.


A subjetividade humana √© constru√≠da a partir de espa√ßos comunit√°rios, na rela√ß√£o com o outro, a partir do outro. A Igreja, naturalmente, ocupa um lugar primordial neste processo formativo. Ela n√£o deve ser encarada como uma esp√©cie de "ilha" isolada da sociedade. Ela tamb√©m lida com problemas sociais graves e sente seus reflexos, como no caso da depend√™ncia qu√≠mica. Cumpre investigar de que modo suas a√ß√Ķes contribuem efetivamente para a preven√ß√£o do uso de psicoativos na medida em que vai auxiliando na forma√ß√£o da subjetividade humana atrav√©s de suas diversas a√ß√Ķes que desenvolve, como a Educa√ß√£o Crist√£, por exemplo.

ūü怒CULTOS PREC√ĀRIOS


Já se passaram muitos anos, mas ainda sinto muitas saudades da "igrejinha"... Profundamente melancólico, insistentemente saudosista, inelutavelmente reflexivo, não consigo deixar de me comover com algumas lembranças preciosas. Essas lembranças são minhas, é verdade, mas os valores que elas evocam são comuns a muitos de nós, especialmente para aqueles que conheceram uma forma de Pentecostalismo puro, simples, sincero e marcante [...].


Esta pequena ep√≠stola, sem d√ļvida, √© um dos documentos mais importantes para o Cristianismo ao longo dos s√©culos. Martinho Lutero muito se equivocou ao referir-se √† ela como "Ep√≠stola de Palha"[2]. Embora sua leitura tenha sido essencialmente cristol√≥gica, e justamente por n√£o encontrar refer√™ncias diretas a Cristo na ep√≠stola, ele a reputou como sendo de menor import√Ęncia. Mas o fato √© que Tiago tem um valor impreter√≠vel para o Novo Testamento e se constitui como um breve tratado sobre a pr√°tica da vida crist√£. De forma simples, mas profundamente direta, Tiago, "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo" (1.1), exp√Ķe quest√Ķes vitais [...].

ūü怒PERSPECTIVAS PARA A LIDERAN√áA CRIST√É NA P√ďS-MODERNIDADE


Lideran√ßa √© um tema sempre recorrente e em alta, mas no que concerne ao ambiente eclesial, n√£o se pode negar que ainda se convive com muitos arca√≠smos e obsolesc√™ncias. Ouvimos pastores mais velhos insistirem naquele famoso chav√£o: “No meu tempo n√£o era assim…”. Infelizmente, √© comum convivermos [...].



Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio

O OCASO DA IGREJA BRASILEIRA?

  Por Roney Cozzer O que voc√™ v√™ nesta foto? Claro que para a maioria absoluta das pessoas que lerem este artigo, este retrato √© s√≥ mais uma...