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Artigos científicos e outros textos


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Revista Teológica Doxia, v. 8, n. 12, 2023, Qualis A4

Danuza Fonseca
Patrícia Barbosa
Roney Ricardo Cozzer

Resumo: O componente curricular da Educação Básica, Ensino Religioso, na etapa do Ensino Fundamental, tal como entendido e previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode e, na verdade, necessita dialogar com determinados saberes que são pertinentes para a educação do futuro. Edgar Morin, pensador francês da educação, discorre sobre os sete saberes necessários para a educação do futuro. O objetivo deste artigo consistiu em interseccionar o Ensino Religioso com esses saberes indicados pelo pensador francês, buscando assim identificar pontos possíveis de convergência. A transdisciplinaridade foi a “plataforma” escolhida para viabilizar essa interseção. Neste caminho, o resultado que se busca na presente reflexão é que o Ensino Religioso seja refletido e praticado em uma perspectiva transdisciplinar, dialogando sempre com esses conhecimentos. Ter esses saberes em perspectiva ao Ensino Religioso contribui para que a disciplina seja relevante, de fato, e contribui também no sentido de que a atividade docente neste componente curricular seja atualizada e conectada a outras disciplinas.



Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 5, n. 7, 2023, Qualis A3

Anilton Oliveira da Silva
Queli Ghiliardi Cancian
Roney Ricardo Cozzer

Resumo: Recorrentemente, muitos brasileiros nascem ou tornam-se, por alguma fatalidade, uma pessoa com deficiência (PcD), requerendo a elaboração de estratégias e ações que lhes garantam a igualdade de direitos. Nessa direção, a pesquisa visou identificar e analisar os aspectos legais da lei nº 13.146/2015, no que concerne à educação e, a partir de pesquisas recentes sobre o tema, refletir como efetivá-los. Para análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados apontaram que ainda há muito a ser feito para que os direitos expressos na legislação sejam alcançados, como a elaboração e execução de políticas públicas que acolham a pessoa com deficiência em sua totalidade. Destacamos que a legislação é uma etapa essencial para a inclusão educacional da PcD, porém, muitas outras barreiras precisam ser rompidas, dentre elas o preconceito.



Revista Dialogia, n. 46, 2023, Qualis A4

Cláudio Ernani Litig
Renan dos Santos Sperandio
Roney Ricardo Cozzer

Resumo: O  presente  trabalho  é  uma  pesquisa  de  cunho  qualiquantitativo  que,  a  partir  de  uma  leitura  documental,  oferece  uma  análise  das estratégias  de  aplicação  da  avaliação  institucional  na  rede  municipal  de  educação  de  Cariacica  (ES).  Partindo  dos  escritos  de Veiga  (1997), Brandalise (2010), Limeira (2012), Esteban (2008) e Melchior (2015), conceituou-se sobre a importância da avaliação institucional na verificação de  tendências  de  desempenho  na  unidade  de  ensino,  com  o  intuito  de  orientar  ações  capazes  de indicar  novos  percursos  pedagógicos. Considerou-se como objeto de estudo a Avaliação Institucional do município de Cariacica no ano de 2022, visando analisar de que forma os dados podem ser utilizados para a qualificação do processo de ensino-aprendizagem, articulando-os com a (re)construção do Projeto Político Pedagógico na mesma rede de ensino.



Revista Fragmentos de Cultura (PUC Goiás), vol. 33, 2023, Qualis A2.

Roney Ricardo Cozzer

Resumo: Este artigo considera a relação entre a espiritualidade e a saúde emocional do indivíduo, levando em conta a influência das comunidades de fé nessa relação, tanto para a cura e aporte emocional, quanto para o seu adoecimento. O pressuposto básico é que comunidades de fé evangélicas constituem-se como contextos ambivalentes, uma vez que tanto contribuem para o bem-estar emocional dos indivíduos que as constituem, como também operam com discursos e procedimentos que fazem as pessoas adoecerem emocionalmente. Nota-se que, no movimento evangélico, o fator comunitário esvaziou-se para dar lugar à valorização da coletividade. Conquanto a vivência comunitária da fé no interior de uma igreja evangélica represente a melhora da própria subjetividade, é observável também que há fatores que são altamente destrutivos no aspecto psicológico. Identificar esses fatores e oferecer respostas possíveis, se coloca como caminho possível para a humanização dessas comunidades de fé.



Revista Caminhos de Diálogo (PUC Paraná), jan.-jun. 2023, Qualis B2

Francilaide de Queiroz Ronsi
Roney Ricardo Cozzer

Resumo: Este artigo oferece uma conceituação de experiência mística em uma perspectiva cristã, buscando situar ou deslocar o assunto para o contexto protestante. Toma como exemplo uma biografia em particular, a do pregador avivalista e teólogo, Charles G. Finney (1792-1875). As religiões em geral são marcadas pela presença de experiências místicas profundas que foram fundamentais para dar forma a elas. Este artigo também destaca características similares entre a mística tal como descrita por autores católicos com a experiência pentecostal, o que abre o precedente para que se entenda essa experiência pentecostal ou experiências pentecostais como experiências místicas ou que minimamente guardam relação com a noção de experiência mística. Não é estranho para os autores deste artigo que Finney não deve ser considerado um pentecostal, já que isso implicaria um anacronismo. A despeito disso, Finney é um nome importante tanto para a teologia pentecostal como também para a própria identidade do pentecostalismo. Isto em função tanto de sua própria experiência com o batismo com o Espírito Santo (e com a descrição que ele deu dela) como também pela sua obra teológica e de vida.


📄 O DESAFIO DE ENSINAR HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

Revista Recima21 - Revista Científica Multidisciplinar, 2023, Qualis B1

Hélio Rodrigo Chequetto
Roney Ricardo Cozzer

Resumo: O presente trabalho considera alguns desafios que marcam o ensino de História no Brasil, mas levando em conta, sobretudo, o desafio em particular de ensinar a disciplina numa perspectiva de dialogicidade. Ensinar em perspectiva dialógica requer do professor maior dedicação e ampliação da sua formação. Essa ampliação se dá não apenas pela formação continuada realizada na mesma área de formação, mas buscando-se aportes epistemológicos também em outras áreas, correlatas ao seu campo específico de formação. O pressuposto básico para se defender essa dialogicidade se assenta, sobretudo, em dois fatos amplamente verificáveis e já constatados por grandes pensadores como, por exemplo, Humberto Eco, Edgar Morin e outros: 1. O próprio conhecimento, hoje, é dialógico, de modo que não é mesmo possível operar de modo rigidamente restrito numa área de conhecimento sem dialogar com outras e, 2. A própria realidade, na Pós-modernidade, é complexa e resultado de uma confluência de saberes e competências, o que a torna igualmente complexa. Compreender essa realidade complexa, portanto, pressupõe um conhecimento complexo. O ensino de História, portanto, levando em conta esses fatores, poderá ser mais contextualizado e conectado com a realidade, da qual participam os discentes. Isto possibilita uma reflexão mais profunda das condições histórico-sociais que são determinantes sobre o sujeito, mas que o sujeito pode contribuir para modificar para melhor.


📄 METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO TEOLÓGICO

Revista Teológica Doxia, Janeiro a Junho de 2021, Qualis A4

Roney Ricardo Cozzer

Resumo: O presente artigo reflete sobre as Metodologias Ativas e sua utilidade e aplicabilidade no contexto do ensino teológico. Reconhecendo a necessidade de se considerar a especificidade de cada contexto em que se pretende aplicar metodologias e tecnologias pedagógicas, este texto lança um olhar sobre a utilidade e necessidade da utilização das Metodologias Ativas no ensino teológico, um tipo de ensino ainda fortemente marcado pelo modelo tradicional de ensinar que, por sua vez, inibe a participação-interação do discente e acaba por supervalorizar o papel do professor. Todavia, o que vem sendo demonstrado ao longo do tempo, por meio dos resultados do trabalho de pensadores da Educação como Jean Piaget e Paulo Freire, por exemplo, é que a interação é fundamental para o aprendizado. E as Metodologias Ativas valorizam o papel do aluno reconhecendo-o como protagonista nesse processo.



Roney Ricardo Cozzer

Resumo: A subjetividade humana é construída a partir de espaços comunitários, na relação com o outro, a partir do outro. A Igreja, naturalmente, ocupa um lugar primordial neste processo formativo. Ela não deve ser encarada como uma espécie de "ilha" isolada da sociedade. Ela também lida com problemas sociais graves e sente seus reflexos, como no caso da dependência química. Cumpre investigar de que modo suas ações contribuem efetivamente para a prevenção do uso de psicoativos na medida em que vai auxiliando na formação da subjetividade humana através de suas diversas ações que desenvolve, como a Educação Cristã, por exemplo.



Protestantismo em Revista, Julho a Dezembro de 2018, Qualis A3

Samuel Silva da Costa
Roney Ricardo Cozzer

Resumo: O presente artigo faz uma análise do Documentário Santa Cruz, gravado em 1999, que retrata o desenvolvimento de uma pequena igreja de matriz pentecostal que opera em Santa Cruz, uma comunidade carente do Rio de Janeiro. O Documentário, dirigido por João Moreira Salles, acompanhou durante o período de um ano o desenvolvimento da igreja "Casa de Oração Jesus é o General", e registrou diversos momentos dessa pequena comunidade eclesial. O objetivo do presente texto é observar como a interação religiosa dessas pessoas e sua relação com a Leitura Popular da Bíblia irá gerar benefícios sociais concretos em suas próprias vidas e na comunidade inteira, respondendo assim à pergunta [...].



Revista Bona Conscientia, 2019.

Roney Ricardo Cozzer

Resumo: A Educação Cristã pode atuar como eficaz mediadora entre a leitura popular da Bíblia e a Hermenêutica, que é, simultaneamente, arte e ciência. São apresentadas aqui três bases fundamentais para que se exerça uma pedagogia eficaz nas igrejas: envolvimento, coerência na interpretação e uma didática simples/eficiente. O fazer educativo cristão requer perícia hermenêutica, mas também sensibilidade ao discente e em como ele aprende. Seus valores e sua maneira popular de ler a Bíblia precisam ser respeitados nesta interação que ocorre no ambiente cristão de ensino. Estabelecendo-se assim esta relação de respeito mútuo, o ensino muito terá a ganhar com isso. O educador e a educadora cristãos colocam-se assim como mediadores também entre as diretrizes da Hermenêutica para uma interpretação bíblica responsável e a forma viva como as pessoas se apropriam dos textos do Antigo e do Novo Testamentos pela leitura popular da Bíblia, visando construir pontes, aprimorando a percepção
e, por conseguinte, a aplicação do Evangelho à vida dos discentes.



Revista de Estudos Pentecostais Assembleianos (REPAS), Agosto de 2020.

Roney Ricardo Cozzer

Resumo: O presente artigo objetiva traçar relações possíveis entre o conteúdo teológico dos Livros de Sabedoria e a Educação Cristã. Várias obras voltadas à Educação Cristã em geral traçam paralelos com alguns textos do Antigo Testamento, mas quase sempre não se explora muito os livros que estão nesta categoria: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão [...].



Revista Batista Pioneira, Dezembro de 2018, Qualis A3

Roney Ricardo Cozzer

Resumo: O presente artigo visa a provocar reflexão em torno do diálogo, com vistas a uma ação concreta, entre duas áreas vitais à atividade e à vida da Igreja: a Educação Cristã e a Hermenêutica. Aquela, muito presente nas comunidades eclesiais através dos programas de ensino bíblico desenvolvidos por elas, e esta mais conhecida no contexto da Academia Teológica, enquanto disciplina, mas ainda uma necessidade premente na aproximação da Igreja ao texto bíblico, o que demanda, via de regra, a sua interpretação. Para tanto, faz-se necessário primeiro definir, ainda que de maneira sucinta, ambas as áreas, com vistas a entender suas contribuições e relevância para a Igreja, para, em seguida, traçar a relação possível entre Educação Cristã, por meio do trabalho do educador cristão, com a Hermenêutica, e isso de forma concreta. Reconhece-se que, num certo sentido, ensinar as Escrituras, bem como as verdades cristãs oriundas dessas mesmas Escrituras, é um fazer hermenêutico. Requer um trabalho hermenêutico, em grande medida. Cumpre perguntar de que modo esta relação pode ser efetivada, e é a esta pergunta que o presente texto visa a responder.



Revista Via Teológica, Junho de 2018, Qualis B2

Roney Ricardo Cozzer

Resumo: O Movimento Pentecostal no Brasil cresceu muito em décadas anteriores e mesmo agora, ainda que num ritmo não tão acelerado como antes, continua demonstrando um crescimento considerável. Se apresenta de maneira multifacetada, de modo que é até desafiador defini-lo. Com efeito, não há possibilidade de se encarar o Movimento Pentecostal como um bloco monolítico. Todavia, o presente artigo toma como referência o Pentecostalismo Clássico, iniciado no Brasil na década de 1910, tendo seus antecedentes nos Estados Unidos, em Azuza Street, em Los Angeles, no avivamento que se tornou mundialmente conhecido a partir de 1906. Em sua grande expansão, o Movimento Pentecostal vem produzindo reflexão teológica em áreas importantes para a Teologia Sistemática, como a Pneumagiologia e Escatologia e outras áreas como a Educação Cristã e a Teologia Contemporânea, aqui destacadas. Essa contribuição se nota no considerável volume de produção bibliográfica em torno destes temas e na práxis eclesial das igrejas pentecostais, que tem dado ênfase à estas doutrinas. Com efeito, essas doutrinas são fundantes do pensamento e prática pentecostais. Por mais que o Movimento Pentecostal possa sofrer críticas com relação ao desenvolvimento de uma teologia própria, é fato que houve, já nos primeiros anos, uma preocupação considerável com aspectos teológicos, doutrinários e esforços foram empreendidos em direção à um fazer educativo cristão. Pode ser considerado ainda o impacto que o Movimento Pentecostal causou, em diversas denominações, levando teólogos de várias confissões, a discutirem temas relacionados à Teologia que outrora não ocupavam tanto espaço na pesquisa teológica. Este artigo procura destacar algumas dessas contribuições trazidas assim pelo Pentecostalismo.



Revista Ensaios Teológicos, Junho de 2017, Qualis B1


Roney Ricardo Cozzer

Resumo: Considerando a práxis educativa no contexto cristão como fator propiciador da leitura, ensino e assimilação prática dos textos bíblicos, este artigo se propõe a analisar a relação entre a Educação Cristã e a Hermenêutica e a Exegese, vistas aqui como disciplinas teológicas que incidem direta e indiretamente na vida das pessoas. Considera a fundamentalidade dessa relação e as contribuições que podem ser extraídas entre as disciplinas, permitindo transdiciplinaridade. Se a Hermenêutica e a Exegese dão o "suporte técnico" à Educação Cristã, na medida em que fornecem o instrumental para a busca do sentido do texto, a Educação Cristã, por sua vez [...].



Roney Ricardo Cozzer

Resumo: Já se passaram muitos anos, mas ainda sinto muitas saudades da "igrejinha"... Profundamente melancólico, insistentemente saudosista, inelutavelmente reflexivo, não consigo deixar de me comover com algumas lembranças preciosas. Essas lembranças são minhas, é verdade, mas os valores que elas evocam são comuns a muitos de nós, especialmente para aqueles que conheceram uma forma de Pentecostalismo puro, simples, sincero e marcante [...].


📄 PERSPECTIVAS PARA A LIDERANÇA CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE

Roney Ricardo Cozzer

Resumo: Liderança é um tema sempre recorrente e em alta, mas no que concerne ao ambiente eclesial, não se pode negar que ainda se convive com muitos arcaísmos e obsolescências. Ouvimos pastores mais velhos insistirem naquele famoso chavão: “No meu tempo não era assim…”. Infelizmente, é comum convivermos [...].


📄 O LIVRO DE JÓ (ESBOÇO DE SERMÃO)

Roney Ricardo Cozzer

Resumo: Nesta breve análise do livro de Jó, serão considerados alguns aspectos importantes dessa obra ímpar, como a sua estrutura literária, sua autoria, data de composição e sua mensagem. Mas inicialmente, é necessário discorrer sobre a literatura de sabedoria do Antigo Testamento, onde se situa o livro de Jó [...].

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