terça-feira, 31 de outubro de 2023

O papel do Diretor escolar

Por Roney Cozzer

O Diretor (ou Diretora) de uma unidade de ensino educacional é um elemento central para o seu bom funcionamento, e o oposto também é verdadeiro! O trabalho do Diretor é variado, requer muito comprometimento, capacidade de liderança e habilidades socioemocionais. Com efeito, o ambiente escolar possui suas demandas e desafios próprios que podem exigir muito do gestor educacional.

O Diretor escolar é um gestor, e por isso mesmo ser bem usual, atualmente, referir-se a esse ator educacional como gestor escolar. E gestão pressupõe administração de pessoas e de recursos. Ele precisará conhecer bem os profissionais envolvidos, os espaços físicos, os recursos disponíveis (e a falta deles) e a comunidade escolar. 

O gestor educacional não deve estar alheio aos processos institucionais inerentes à unidade escolar. Deve manter-se atento a esses processos, para que tenha condições de intervir, quando necessário, e trabalhar para melhorá-los e otimizá-los. Noutras palavras, ele precisa estar plenamente integrado ao funcionamento da escola.

Um cuidado muito importante que ele precisará ter é no sentido de realmente promover a participação ativa e significativa da comunidade escolar, evitando assim a centralização da liderança, ainda que isso não signifique, necessariamente, a anulação da sua autoridade e autonomia no exercício da liderança na gestão. Ele deve trazer para a tomada de decisões as instâncias colegiadas da escola e os parceiros da gestão, como o Vice-Diretor e Pedagogo. Essa tomada de decisões que é feita pela gestão junto aos demais membros da comunidade escolar (professores, alunos, pais e responsáveis e outros) contribui para que se efetive uma gestão que é, de fato, democrática. E democracia pressupõe participação coletiva. 

Esse modelo de gestão democrática vem tomando o lugar da gestão centralizada e centralizadora porque a escola, como unidade educacional, pauta-se por princípios que estão aliados à missão da Educação em nosso país, e um desses valores é a democracia. Uma liderança que é centralizadora jamais poderá ser, ao mesmo tempo, uma liderança democrática, que inclui e acolhe a participação de diversos atores educacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psicanálise, o eu e os outros: encantamento, "dilaceramento" e desenvolvimento da pessoa humana

Por  Roney Cozzer , teólogo e psicanalista. www.teologiavida.com A Psicanálise é uma ciência que surge em conexão direta com a área médica ,...