terça-feira, 30 de maio de 2023

Caminhos do Ensino Religioso no Brasil

Fonte da imagem: Nei Alberto Pies. [Site]. Disponível em: <https://www.neipies.com/passo-fundo-orienta-rede-municipal-no-ensino-religioso/>. Acesso em 30 mai. 2023.

 Roney Cozzer

Para compreender o que é o componente curricular Ensino Religioso, é preciso considerar o seu percurso histórico no Brasil. Inicialmente, o Ensino Religioso assume caráter "apologético" e catequista, preconizando uma religião em detrimento de outras, ou um conjunto de verdades religiosas em detrimento de outro conjunto de verdades religiosas. E a disciplina foi usada também para contribuir para a difusão do Cristianismo no Brasil. 

No entanto, a partir dos anos de 1970 a 1990 começam a surgir iniciativas no sentido de dar ao Ensino Religioso um caráter mais interconfessional e plural. Nos anos de 1990 abre-se espaço, no Brasil, para uma reflexão que objetivava repensar a Educação, o que, por sua vez, contribui para que o Ensino Religioso seja pensado agora sob outro paradigma. 

Atualmente, e amparado pelo Artigo 33 da Lei nº 9.475 de 1997, assume caráter interconfessional e de pluralidade religiosa: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psicanálise, o eu e os outros: encantamento, "dilaceramento" e desenvolvimento da pessoa humana

Por  Roney Cozzer , teólogo e psicanalista. www.teologiavida.com A Psicanálise é uma ciência que surge em conexão direta com a área médica ,...