segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Doutrina do Arrebatamento da Igreja e medo

Por Roney Cozzer

www.teologiavida.com


Em praticamente toda a minha longa trajetória como evangélico, sempre vi a doutrina do rapto ser diretamente ligada ao medo e ao exclusivismo religioso. 

Sempre que o assunto era abordado, era feito em tom temerário, sombrio e à luz de catastrofismo e do medo. Honestamente? No geral, era raro ver a doutrina ser abordada em tom exuberante de esperança e alegria. 

O que ouvi durante muitos anos sobre o tema raramente se conectava às belas palavras de Paulo em 1 Tessalonicenses 4.17: "E assim estaremos com o Senhor para sempre". Lindas palavras! 

Não romantizo o mundo. Ele é uma sucessão de horrores. Mas também é um lugar maravilhoso e de muitas possibilidades. E a religião não precisa torná-lo pior do que de fato o é. 

Hoje, a ideia de que Cristo irá "raptar" alguns poucos milhões de pessoas, enquanto o restante do mundo queima sob os flagelos divinos mencionados no Apocalipse, me parece evidenciar um espírito sectarista, de exclusivismo religioso, de arrogância religiosa e ligado a esse eclesiocentrismo que marca a mentalidade evangélica. 

Vale recordar, contudo, que o vento sopra onde quer. E que muitos virão do Ocidente e do Oriente e se assentarão à mesa, com o Filho de Deus. A salvação não é institucionalizada. Ela é dom de Deus, e um mistério profundo. Deus amou o mundo, não apenas os cristãos. 

Entendo que a compreensão escatológica que adoto hoje é mais humana, mais solidária, que não se compraz em falar sadicamente de inferno e sofrimento para pessoas que não são cristãs. E é marcada por esperança. Esperança que me move no presente, no aqui e agora, tempo este que foi alcançado pelo Reino, Reino que é presente, não apenas futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psicanálise, o eu e os outros: encantamento, "dilaceramento" e desenvolvimento da pessoa humana

Por  Roney Cozzer , teólogo e psicanalista. www.teologiavida.com A Psicanálise é uma ciência que surge em conexão direta com a área médica ,...